Presentes para oferecer a bebés no Dia da Criança

Voltar
CLASSIFIQUE O ARTIGO: 

Porque brincar é crescer, é muito importante descobrir o brinquedo apropriado para cada idade. Até completar 1 ano, o bebé passa por descobertas espetaculares. Todos os dias evolui e essa evolução pode e deve ser estimulada com brinquedos que o desafiem. O Dia da Criança é uma ótima desculpa para presentear o bebé. Os bebés relacionam-se através da brincadeira, por isso, esta também é uma forma de lhe dar amor e confiança. Para facilitar a escolha do brinquedo, deve ter-se em conta a fase de crescimento, por isso, aqui ficam 6 sugestões de brinquedos para o bebé, adequados precisamente à idade. 

Dos 0 aos 2 meses

O bebé mantém-se de costas durante a brincadeira e é mais sensível ao som e ao tato porque não vê com definição. Para produzirem efeito, os estímulos visuais devem ser contrastantes e próximos. O movimento, por sua vez, desperta a atenção e a curiosidade. Sendo assim, nesta fase, o brinquedo ideal é um mobile, de preferência colorido, com movimentos e melodias e, porque não, com projeção de luz em várias cores e formas! 

Dos 2 aos 4 meses

É a fase da descoberta dos membros. O bebé já se aguenta deitado de barriga para baixo, mas ainda com as mãos fechadas e por pouco tempo com a cabeça erguida. Segue os objetos com os olhos e manifesta-se agitando as mãos e as pernas. Por isso mesmo, o Dia da Criança é o dia perfeito para oferecer um tapete de atividades interativo. Os tapetes interativos podem ser pendurados na lateral do berço, sendo que produzem sons quando tocados com os pés ou as mãos do bebé. Além disso, costumam ter elementos com várias texturas, cores e reflexos. É um presente multifacetado que também pode ser colocado no chão para entreter o bebé em diferentes momentos do dia.  

Dos 4 aos 6 meses

Os dentinhos começam a nascer e o bebé tem uma postura mais “independente”. Controla melhor os movimentos da cabeça e eventualmente já se senta sozinho, mesmo que seja com algum suporte ou por breves momentos. Agarra os brinquedos e identifica texturas e formas. O banho começa a ser mais divertido e os brinquedos podem e devem ser incluídos nessa hora do dia. É uma boa altura para oferecer um livro, de preferência livros impermeáveis e com relevo, coloridos, maleáveis e que sejam apropriados para levar à boca. 

Dos 6 aos 8 meses

Rolar e descobrir os pés é o novo passatempo do bebé. Já se aguenta sentado numa cadeirinha e farta-se dos objetos rapidamente, mandando-os para o chão. Agarra objetos e, mais para o fim da fase, transfere-os de uma mão para a outra. Como já domina melhor a parte motora, deve estimular-se a parte lúdica. Os brinquedos interativos são a escolha ideal no que toca a oferecer um presente de bebé no Dia da Criança. E que brinquedos são esses? Brinquedos táteis, com muita cor e música! Alguns exemplos podem passar por animais e instrumentos musicais, ou brinquedos agrupados como cubos de diferentes tamanhos. 

Dos 8 aos 10 meses

O bebé vai gatinhar um pouco, arquear as costas e perder o equilíbrio à procura de um brinquedo. Está a refinar cada vez mais os movimentos, mas ainda são muito desajeitados. O tato continua muito interessante para o bebé e agora começa ele próprio a produzir sons só por brincadeira, dando palmadas nas coisas ou balbuciando e guinchando. A mudança de hábitos alimentares também produz uma descoberta dos movimentos e sons da boca. É a altura das primeiras palmas, ou do aceno, cada vez mais definidos. Objetos sensíveis ao toque que produzem sons são indicados para esta fase. Sugestões para oferecer a um bebé a viver esta fase no Dia da Criança passam essencialmente por brinquedos com várias funções e botões, coloridos e com transparências que permitam ver elementos que produzem ruído. 

Dos 10 aos 12 meses

Quanto mais se vai aproximando do primeiro ano de idade, maior é o domínio do bebé em termos dos movimentos, do corpo em geral e da motricidade fina. Segue com facilidade objetos e pessoas com o olhar e muito curioso. Manipula com mais destreza objetos de várias formas e texturas. Já distingue tamanhos e funções básicas. Esta é altura para os primeiros brinquedos de encaixe. A escolha ideal para oferecer no Dia da Criança: brinquedos de encaixe com várias cores, texturas e tamanhos que impliquem posições ou ordem e permitam que, ao mesmo tempo, cada peça seja uma diversão só por si. Se produzirem sons e luzes, melhor ainda. 

 

Fonte Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6